Doutores da Eletrônica 2016

Doutores da Eletrônica 2016
Doutores da Eletrônica 2016

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Termostato

Olá!

Este é o segundo vídeo da série de três vídeos que estamos fazendo para mostrar a teoria e o passo-a-passo para a construção de um controle de temperatura por microonda, utilizando conceitos de eletrônica e programação.
Utilizamos um pequeno computador, conhecido como Raspberry Pi, que está carregado com sistema operacional Linux, assim, todo o processamento de sinais e resultados é feito através dele.

Nesta segunda etapa foi implementado o termostato. Bem, mas quais alterações foram necessárias no que fizemos na primeira parte?

A mudança crucial está em introduzir o Termistor NTC Epoxy 2k2. O Termistor é um resistor que varia a sua resistência conforme a temperatura. Este componente específico varia seu valor conforme a curva abaixo:




Assim, foi necessário estruturar um conjunto de resistores a fim que seja implementado um divisor de tensão. Conforme o termistor varia seu valor, a tensão lida também mudará. Como esta tensão é muito baixa (devido ao alto valor dos resistores), utilizamos um CI de alto ganho chamado INA122, o qual pode ser visto abaixo.

Risultati immagini per ina122


A tensão que sai do INA122 é a tensão de entrada do nosso conversor implementado na parte 1. O resto vocês já sabem: o sinal será modulado e a sua saída será recebida pelo Raspberry Pi.
Nesta parte, modificamos o código para que, através da tensão, este faça a conversão para a temperatura segundo a equação que rege a curva mostrada acima.

Além disso, implementamos um circuito com uma lâmpada que acende conforme a temperatura da sala. A lógica do circuito é a seguinte: se o ambiente estiver 20 graus abaixo da temperatura ambiente estabelecida inicialmente, a lâmpada acende a fim de esquentar o ambiente. Se não, continua apagada.





Para ter acesso ao código utilizado neste post, acesse o link a seguir:


Para comprovarmos o funcionamento correto do circuito montado, foi feita uma breve simulação no software Pspice, os resultados podem ser vistos no vídeo a seguir:



Até o próximo vídeo!

Grupo 1:
Bárbara Rosado     RA: 145393
Victória Celeri       RA: 148161

Nenhum comentário:

Postar um comentário