Doutores da Eletrônica 2016

Doutores da Eletrônica 2016
Doutores da Eletrônica 2016

sábado, 24 de setembro de 2016

Receptor e Transmissor sem fio

Olá, pessoal!

Este é o terceiro e último vídeo da série de três vídeos nos quais ensinamos a teoria a o passo-a-passo para a construção de um controle de temperatura por transmissão via Rádio Frequência utilizando conceitos de eletrônica e programação.
Utilizamos um pequeno computador, conhecido como Raspberry Pi, que está carregado com sistema operacional Linux, assim, todo o processamento de sinais e resultados é feito através dele.
Nesta última etapa, para fechar o projeto, foi implementado a transmissão de sinais via Rádio Frequência. Não houve grandes mudanças no circuito implementado, já que o que foi adicionado ao circuito foram os módulos de transmissão (TX433) e de recepção (RX433) do sinal. Agora, o que queremos é que o acionamento do aquecedor aconteça sem fio para que medidor não esteja fisicamente preso ao aquecedor.
Foi necessário, portanto, utilizar os componentes Encoder (HT12E) e Decoder (HT12D) ligados respectivamente aos módulos de transmissão e de recepção, os quais encontram-se ilustrados abaixo.



Basicamente, o Encoder (HT12E) codifica a entrada aplicada no componente (portas AD8 a AD11) e transmite este sinal através da saída da porta Dout aplicada em um circuito transmissor quando o nível na porta TE (barrada) está em nível baixo. Enquanto isso, o Decoder (HT12D) decodifica o sinal recebido através do circuito receptor na porta Din, guardando o último estado recebido, se o endereçamento deste componente for o mesmo do Encoder. O endereçamento dos componentes devem ser o mesmo para que a transmissão seja um sucesso, estes consistem nas entradas A0 a A7 dos dois componentes.  Finalmente, o sinal Dout decodificado é colocado nas portas D8 a D11, tal como nós colocamos na entrada do Encoder. Após este processo, é possível processar os dados e decidir qual o controle a ser tomado. Todas a explicação completa e as filmagens do circuito podem ser conferidas no vídeo no final do post.
Assim, a lógica do circuito permanece a mesma: se o ambiente estiver 20 graus abaixo da temperatura ambiente estabelecida inicialmente, a lâmpada acende a fim de esquentar o ambiente. Se não, continua apagada. A mudança consiste no fato de que o medidor encontra-se separado do circuito que fará o controle de temperatura (Raspberry Pi + circuito). Desta forma, é permitido que a medição seja em um ambiente e o controle, em outro.

Para entender melhor do que estamos falando assista o vídeo abaixo:



Para ter acesso ao código utilizado neste experimento acesse o link a seguir:


Obrigada pela atenção :)
Até o próximo vídeo da nova série!

Grupo 1:
Bárbara Rosado    RA: 145393
Victória Celeri       RA: 148161

Nenhum comentário:

Postar um comentário