Doutores da Eletrônica 2016

Doutores da Eletrônica 2016
Doutores da Eletrônica 2016

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Conversor digital-analógico tipo R-2R

Olá,
o vídeo abaixo mostra a implementação passo a passo de um conversor digital-analógico (CDA), do tipo R-2R para 4 bits. Além da implementação, também explicamos seu funcionamento e demonstramos uma utilização num gerador de onda simples. O código comentado da implementação no raspberry pode ser visto aqui.


   Além do vídeo, também utilizamos o pspice para recriar a parte fundamental do circuito e simulamos: 

     O circuito acima é o circuito implementado no software, nele as chaves são representadas pelo fio que pode estar ligado a entrada do amp op ou ao terra, quando no terra a chave esta desligada e representa o bit 0, quando no amp op, a chave esta ligada e representa o bit 1.
   O segundo amp op é utilizado para, como dito no vídeo, fazer a operação de offset e permitir a excursão do sinal para sinais negativos na saída. Mas nessa postagem não necessidade desse offset, por isso a tensão somada a ele é 0.
    Simulamos o circuito acima para uma palavra digital 1111:

    Como pode ser visto no gráfico plotado com os valores de tensão na saída do conversor real pela palavra digital (em decimal) abaixo, o valor de tensão da simulação e do circuito real coincidem.

    Para uma palavra digital igual a 0101 o circuito simulado é esse:

    E a simulação nos mostrou a seguinte forma de onda na saída:

     E mais uma vez, como esperado, a saída foi de 1V.


Matheus Alexandre A. Nogueira
George Nicholas Kontogiorgos

Nenhum comentário:

Postar um comentário