Doutores da Eletrônica 2016

Doutores da Eletrônica 2016
Doutores da Eletrônica 2016

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Conhecendo a Raspberry Pi - Primeiro Contato

Olá!


Afinal, o que é a Raspberry Pi, que utilizaremos em todos os projetos deste blog?

"Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em Ciência da Computação básica em escolas.

A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 29 de fevereiro de 2012.

É um pequeno dispositivo que permite que as pessoas de todas as idades possam explorar a computação para aprender a programar em linguagens como Python. É capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop, como navegar na internet, reproduzir vídeo de alta definição, fazer planilhas, processamento de texto, e jogar jogos. É usado por crianças de todo o mundo para aprender como funcionam os computadores, como manipular o mundo eletrônico ao redor deles, e como programar.

Além do mais, o Raspberry Pi tem a capacidade de interagir com o mundo exterior, e tem sido usado em uma ampla gama de projetos fabricante digitais, de máquinas de música e detectores de pais para enfrentar as estações e birdhouses twittando com câmeras infra-vermelho."



Pinout da Raspberry Pi





Veja no vídeo abaixo nosso primeiro contato com a plataforma Raspberry Pi.
É um exemplo bem básico para quem está começando seus projetos, seja em eletrônica ou em Linux embarcado.







O código-fonte desse experimento você pode encontrar aqui.


por Bruno Pires & Patrícia Nallin

Nenhum comentário:

Postar um comentário